No dia (22/Jul/46), nascia o paulistano e autor recordista no Guinness Book com mais de mil livros publicados. Formado médico pela USP, tendo conquistado o segundo lugar entre os vestibulandos, Ryoki que se tornou especialista em Cirurgia de Tórax, também foi aviador pela Força Aérea Brasileira. Apesar de apaixonado em pilotar aviões e helicópteros, Ryoki deixou a FAB para exercer apenas a Medicina no Hospital das Clínicas e depois como Diretor do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em São José dos Campos. Não demorou muito para que ele tomasse a difícil decisão de seguir com sua outra paixão: a Literatura. Em 1986, Ryoki abandona o estetoscópio e se torna o escritor que mais tarde, o International Guinness Book o consagrou como o autor mais prolífico do mundo.
Prestes a completar 78 anos e com a saúde debilitada por uma acidente vascular cerebral, nosso escritor recordista reflete parte da atrofia cultural no país.
Há dez anos, morando em Aracruz, no Espírito Santo e sob os cuidados delicados de sua esposa Nicole Kirsteller, artista plástica e também escritora, Zé Carlos, como é chamado carinhosamente pela sua companheira, nos últimos anos vem travando uma luta para sobreviver com apenas um salário mínimo.
De artistas como Aleijadinho, Adoniran Barbosa, Van Gogh, Gaudí, Rembrandt, a escritores como Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, Miguel de Cervantes, Alexandre Dumas e até mesmo a cientistas como Nicola Tesla, todos partiram desse plano, se não com dificuldades financeiras, na mais pura miséria. Cada um com seus problemas, mas incompatíveis com a genialidade que os tornaram célebres.
José Carlos Ryoki de Alpoim Inoue pode ser um nome desconhecido para muitas pessoas, especialmente para a nova geração, mas ele já foi considerado pela crítica como o Pelé da Literatura, Ayrton Senna dos Teclados e seu estilo e produção literária comparados com autores de peso como Harold Robbins, Sidney Sheldon, Georges Simenon, entre outros.
Em um país onde pouco se lê e a educação sofre com a distância imposta pelas desigualdades sociais e falta de estrutura dos serviços públicos, viver da escrita é um desafio com muitas barreiras. Por essa razão, a família do autor busca apoio de amigos, colaboradores e investidores que se interessam pela vida e obra deste que é um dos maiores fenômenos em vida da literatura.
Participe da Campanha dos 78 anos de Ryoki Inoue e faça parte da Lista de Apoaidores. Sua doação é muito importante e pode ser feita com qualquer valor. Você ainda poderá concorrer a um cachimbo exclusivo da Coleção Particular do Autor que será sorteado no final deste ano.
Para doar, envie um PIX para a chave: ryoki@ryoki.com.br e na descrição não esqueça de fornecer seu Nome Completo e e-mail para participar do sorteio.
Compartilhe:
Veja como você pode contribuir:
Doação Via PIX:
EMAIL CHAVE PIX:
ryoki@ryoki.com.br
.
ou Adquira a Coleção Exclusiva de Cachimbos do Autor
.
APOIO: